19 novembro 2005

EXCESSO DE FUNCIONÁRIOS NO HOSPITAL


Esta semana, veio a público pela voz do Ministro da saúde, que existe excesso de funcionários no Hospital de Santa Maria. Creio que o Sr. Correia de Campos quer assim justificar futuros despedimentos. Mas, se realmente existem funcionários excedentários, o porque de horas de espera no atendimento? Será que estarão ali um bando de incompetentes? E o porque de estarmos sempre a ouvir falar que os médicos fazem muitas horas extraordinárias?
Não deixa de ser verdade que continuamos a ser um povo provinciano que sonha com a cidade grande. Que toda a gente quer trabalhar e viver em Lisboa. É tão bom viver em meios mais pequenos, junto do campo, do mar. Hoje chegar a Lisboa a partir de qualquer ponto do país é tão fácil. Hoje, com as estradas que nos ligam à capital quer a partir de Caminha ou de Faro, pouco mais de duas horas e meia, bastam, mas à distância de um click, bastam segundos.
Mais que criar incentivos económicos para as pessoas se deslocarem para o interior do país, temos de reflectir sobre as vantagens de viver sem o stress das filas e horas de espera no trânsito, ter de andar nos transportes públicos como sardinhas em lata, acordar com o chilrear dos passarinhos, poder sair do emprego e ter tempo para passear com os filhos no jardim sem poluição, poder correr no meio das florestas, caminhar entre os montes, ao fim-de-semana poder ler um livro no pátio apanhando sol, em vez de andar a gastar solas nos Centros Comerciais …