08 dezembro 2005

8 DE DEZEMBRO, UM DIA MARCANTE PARA VILA VIÇOSA E PORTUGAL

Vila Viçosa, é desde os inícios da História do nosso país, uma localidade com muita importância, pela sua aproximação fronteiriça, pelas personalidades que nela nasceram, ligadas à nobreza, à religião católica e às letras. Este dia, é marcante, porque hoje é, desde 1854 ordenado pelo Papa Pio IX, como dogma do catolicismo, Maria como a Imaculada Conceição, cuja “figura” de Nossa Senhora, já tinha sido aclamada em 25 de Março de 1646, nas cortes de Lisboa, pelo Rei Dom João IV, como Rainha, Padroeira e Defensora de Portugal.
Esse mesmo rei, nascido naquela localidade raiana, ofereceu a sua Coroa, à imagem da Imaculada Conceição que ali existia era contemplada.
Igualmente, naquela localidade, mas 08 de Dezembro 1894, nascia uma das maiores poetisas do nosso país, Florbela Espanca, mas também no mesmo dia, exactamente no dia que celebrava trinta e seis anos de nascimento, e no mesmo dia em que se voltava a casar, aquela mulher que sempre viveu uma vida amargurada e triste, suicidava-se com Vetanol.
Hoje os seus restos mortais, estão na sua terra natal e os seus poemas continuam a viver no nosso país.