06 fevereiro 2008

“LEMBRA-TE, HOMEM, QUE ÉS PÓ DA TERRA E À TERRA HÁS-DE VOLTAR”


Após a alegria da festa pagã do Carnaval, em que nas nossas terras lusas a tradição ainda é a de chamar de Entrudo, em que neste dia se marchava “no enterro de bacalhau” para depois seguir para a missa de “Quarta-feira de Cinzas” que dá início ao tempo da Quaresma e de jejum dos católicos, no acto da imposição das cinzas é dita uma frase retirada dos Géneses (Gen 3,19), e que nos faz lembrar como somos pequenos em que a vida é apenas um momento, que devemos saber aproveitar muito bem, respeitando todos quantos nos rodeiam.

Evangelho Segundo São Mateus, 6, 1-18

«Prestai atenção! Não praticais a vossa justiça diante dos homens só para serdes ilogiados por eles. Fazendo assim, não tereis a recompensa do vosso Pai que está no céu».
«Por isso, quando deres esmola, não mandes tocar trombeta à tua frente, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Eu vou granto: já receberam a recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua esquerda não saiba o que fez a tua direita, para que a tua esmola fique escondida; E teu Pai, que vê o escondido, recompensar-te-á».
«Quando rezardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé nas sinagogas e nas esquinas para serem vistos pelos homens. Eu vos garanto: eles já receberam a recompensa. Ao contrário, quando rezares, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai ocultamente; E teu Pai, que vê o escondido, recompensar-te-á».
«Quando rezardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por causa do seu palavreado. Não sejais como eles, pois o vosso Pai sabe do que precisais antes de vós lho pedirdes.
Deveis rezar assim: Pai nosso, que estais nos céus, 10venha a nós o Vosso reino; seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
De facto, se perdoardes aos homens os males que eles fizeram, o vosso Pai que está no céu também vos perdoará. Mas, se não perdoardes aos homens, o vosso Pai também não perdoará os males que tiverdes feito».
«Quando jejuardes, não fiqueis de cara triste, como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto para que os homens vejam que jejuam. Eu vos garanto: já receberam a recompensa. Quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que jejuas, mas somente teu Pai, que está no escondido; E teu Pai, que vê no escondido, recompensar-te-á».