10 junho 2008

CHEGOU A VEZ DOS AGRICULTORES


Hoje assistia na RTP a uma entrevista ao Secretário-Geral da CAP, directamente da Feira da Agricultura em Santarém, em que "anunciava" que também os agricultores ponderavam se manifestar contra a subida do valor dos combustíveis.

Então e nós comuns cidadãos? Será que também não temos de nos manifestar para ter benefícios do Governo??? Sobretudo os agricultores e pescadores já têm muitos apoios estatais. Os agricultores passam a vida a caminho do IFADAP para receberem subsídios. Vivem á mama disso, mas em vez de usarem esses subsídios, como usaram nuestros hermanos, em estruturas para a própria actividade, os portugueses não, aplicaram o dinheiro em belas vivendas e bons jipes.

Se pararmos um pouco para pensarmos, o problema do aumento do preço repentino dos combustíveis vai muito além dos vários Governos da Europa ou da própria União Europeia. O problema vem mesmo do topo, dos senhores do petróleo que decidiram enriquecer ainda mais á conta da nossa desgraça. Chegou o tempo de repensarmos o nosso consumo de energia e pensar sériamente nas alternativas, não só pela nosso sobrevivência económia, mas também ambiental.