19 abril 2005

Bento XVI



A partir de hoje temos um novo Papa. Bastaram dois dias para eleger Joseh Ratzinger, como o Sucessor de Pedro.
Este é já o terceiro Papa desde que nasci, mas é a única eleição que assisti mais de perto. Quando foram eleitos em 1978, João Paulo I e João Paulo II, tinha menos de cinco anos e não tenho a mínima memória do que se passou. Também não existia naquele tempo os meios de informação que existem hoje, nem a cobertura televisiva extenuante que existe hoje.
Os Papas que têm escolhido o nome de Bento, fazem-no em homenagem a São Bento (também conhecido como Bento de Núrsia), fundador no século VI, da Ordem Beneditina. Pelas primeiras informações veiculadas, Ratzinger fê-lo também em homenagem ao Papa Bento XV, pontífice eleito em 1914, período conturbado da história da Europa (1ª. Grande Guerra Mundial).
Sendo São Bento, o patrono da Europa, significa que o novo Pontífice, é um homem atento e percebe que neste momento quem mais necessita de ser evangelizados são os europeus. Isto faz-me lembrar uma conversa, com mais de uma década com um frade franciscano de cor negra, de quem tenho muitas saudades – Monsenhor Guilherme – e um outro grande amigo e que muito admiro – Monsenhor Bastos - em que falava-mos de quem a seguir calçaria as “Sandálias do Pescador” e um deles dizia que, o próximo Papa poderia ser negro, mas chegaria um dia que seriam os padres negros que viriam evangelizar a Europa. Se à quinhentos anos atrás, nós portugueses e os espanhóis, levamos aos “novos mundos” a mensagem de Cristo, quem sabe se não se irá passar exactamente o contrário nos anos que viram, uma vez que a nível da emigração isso já está acontecendo.
Como católico fui educado e acredito que os Cardeais no Conclave elegem o Papa, o Espírito Santo está fazendo das suas. Não é por nada que o povo nas suas expressões sábias, diz que Deus escreve direito por linhas tortas. Mas, também acredito que nas eleições e sobre a escolha, também exista alguma política e interesses. Ora, os Cardiais também são homens e não só estão nomeando um líder da Igreja, mas também um Chefe de Estado.
Embora não fosse o meu favorito, pelo que este olhar e ouvido atento ia acompanhando nos últimos anos, acredito que a escolha de Joseh Ratzinger, teve a mãozinha de Deus, depois de um Papa com o carisma de Karol Wojtyla, a tarefa não será fácil. E porque? O próprio, publicamente já se acusava doente, tendo já tido vários problemas cardíacos (tem como motor um pacemaker), um derrame cerebral em 1991 e nos últimos tempo também se sentido cansado, já não ia todos os dias ao seu Gabinete, por diversas vezes havia pedido a resignação do seu cargo a João Paulo II, e este nunca lhe deu resposta. Ao que falam os que com quem mais perto dele privam, ele é caracterizado como uma pessoa austera, mas muito amável humilde e tímido. Que ele é pouco adepto das viagens ao estrangeiro, sendo de prever que o seu pontificado será mais passado no Vaticano. Considerado mais radical que o seu antecessor e somando já a isto tudo a sua idade é de crer que vá ser uma transição breve e de pouco carisma para então ser eleito um Papa que fará as “reformas” necessárias nos tempos em que vivemos. Dessas “reformas” falarei depois.

1 Comments:

At 9:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Hmmmm... acho que esse papado vai ser mesmo de transição. Pouco conheço da história e das características de Joseph Ratzinger (que agora é Bento XVI), mas "fisicamente", ele me parece menos simpático que João Paulo II, que tinha um ar mais "querido". A escolha de Ratzinger contrariou um pouco as previsões de Nostradamus, que diziam que esse novo papa seria "diferente dos romanos", principalmente fisicamente. Por isso, pensou-se que um papa africano ou asiático seria eleito. Eu, particularmente, acho as previsões de Nostradamus muito curiosas. Segundo ele, este atual papado terá uma duração de 5 anos, e que o próximo papa será mais jovem e durará 14 anos. Será que ele acerta isso?
Mais "disparates" do Nostradamus com relação aos papas em:
http://hospedagem.infolink.com.br/
nostradamus/c05q092.htm

 

Enviar um comentário

<< Home