23 abril 2005

DIA MUNDIAL DO LIVRO



O dia 23 de Abril, é o Dia Mundial do Livro. Fiquei muito feliz ao ler na imprensa que segundo um estudo da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), revela que os portugueses estão a ler cada vez mais. A maioria dos portugueses lê em média entre 3 a 5 livros por ano (29%), mas apenas 6,1%, afirma ler anualmente mais de 20 obras.
Ainda de acordo com esse estudo da APEL, as mulheres lêem mais e com mais gosto do que os homens. Se, por um lado, 47,1% das mulheres e 44,3% dos homens afirmam ler com frequência, entre os últimos, a percentagem por que o faz por razões profissionais é maior.
As mulheres são ainda aquelas que compram mais livros. O tempo médio dedicado à leitura aumentou também em 2005. Pouco mais de um quarto da população inquirida (26,6%) despende entre 30 minutos a duas horas por semana a ler um livro.
Mas, grande salto de leitura dá-se, contudo, quando se fala de jornais e revistas. Antes ler jornais e revistas (depende também da qualidade, né), do que não ler nada.